Lista de Trabalhos Aprovados


RESUMOS DE ARTIGOS – EREH 2011

SUMÁRIO

1.    Alanna Aquemi Santiago Saito
Título: A Evolução Urbana da cidade De Santana através dos Planos Diretores

2.    Edilene dos Santos Barbosa
Titulo: A base aérea do Amapá: uma história não contada

3.    Jelly Juliane Souza de Lima (UNIFAP)
Título: A pesquisa arqueológica no litoral sul do Amapá e o estudo da cultura material cerâmica do sítio arqueológico Laranjal do Jarí I

4.    Jean Carlos Ferreira Vilhena (UNIFAP)
Titulo: Pelos olhos do povo: uma análise sobre a presença de famílias tradicionais politicamente ou com poder político, no processo eleitoral de 2008 no município de Macapá.

5.    Kelly Nancy Cruz de Oliveira e Mariane Gama Almeida
Titulo: A modernidade invadindo a selva amazônica estrada de ferro do Amapá: herança patrimonial

6.    Alexandre Marcondys Ribeiro Portilho e Jean Valadares Barros
Título: Acesso ao Judiciário: perspectivas e relações de poder na Macapá da década de 1990

7.    Anderson Fabricio Lopes de Oliveira e Cássia Ceres Pereira Evangelista
Título: A Indústria Brega, uma resposta ao sistema Neoliberal

8.    Cássia Ceres Pereira Evangelista
Título: Diagnóstico de Uso e Ocupação do Setor Costeiro Atlântico do Estado do Amapá

9.
Severino Pereira Mancio Filho
Titulo: Entre a estrada e o rio: espacialização e dinâmica de ocupação e uso do espaço na sede do município de Tartatugalzinho


10.    Thaís Cristina Silva Sá
Titulo: Análise das mudanças morfológicas e sedimentológicas da orla de Macapá, Amapá


--------------------------------------------------------

 EVOLUÇÃO URBANA DA CIDADE DE SANTANA ATRAVÉS DOS PLANOS DIRETORES


Alanna Aquemi Santiago Saito
Orientadora: Profa. Iza Vanesa Pedroso de Freitas Guimarães


RESUMO: A cidade de Santana não diferente das demais cidades amazônicas, passou por um processo de urbanização em que se destaca dois aspectos importantes, o primeiro trata da concentração urbana e o segundo da ausência de estrutura urbana. Nesse sentido, o presente trabalho pretende mostrar como se deu a evolução urbana da Cidade de Santana a partir da experiência com Planos Diretores, verificando qual a real contribuição de tais planos. Além disso, em especial visa destacar sua contribuição ma  solidificação da democracia e da cidadania com base na efetiva participação popular que envolve o processo de elaboração dos Planos Diretores participativos-PDP.


PALAVRAS-CHAVES: Plano Diretor. cidade de Santana. urbanização.

--------------------------------------------------

BASE AÉREA DO AMAPÁ: UMA HISTÓRIA NÃO CONTADA


Edilene dos Santos Barbosa
Orientador Prof. Dr. Edinaldo Pinheiro Nunes Filho


RESUMO: Este texto trata a respeito da Base Aérea do Amapá, demonstrando o descaso da importância histórica da mesma, fazendo-se todo um aparato histórico desde o princípio de sua construção, os motivos que levaram o governo brasileiro a conceder as bases aéreas do norte e nordeste, a função exercida pela mesma e de forma ela ajudou a derrotar as forças dos países do Eixo na Segunda Guerra Mundial, ocorrida em 1939 até 1945. Sendo utilizada a metodologia de pesquisas bibliográficas e posteriormente leituras sistemáticas, das mesmas, acompanhada da elaboração de fichamentos de cada obra, procuramos salientar as idéias centrais defendidas por cada autor com relação ao objeto de estudo e análises das fontes. Chegando-se a conclusão que não podemos simplesmente pedir que a população local cuide do patrimônio da base aérea. Devemos trabalhar a sua história nas academias, nas escolas de ensino fundamental e médio e, em projetos sociais voltados para o tema, para que a população tome conhecimento de sua importância na história do Amapá, e assim, finalmente, preservar.

PALAVRAS – CHAVE: Segunda Guerra Mundial. Base aérea do Amapá. Batalha do Atlântico.

---------------------------------------------------

A PESQUISA ARQUEOLÓGICA NO LITORAL SUL DO AMAPÁ E O ESTUDO DA CULTURA MATERIAL CERÂMICA DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO LARANJAL DO JARÍ I


Jelly Juliane Souza de Lima
Orientador: João Darcy de Moura Saldanha

RESUMO:

O Estado do Amapá desde o final do século XIX foi foco de pesquisas científicas que revelaram a diversidade da nossa pré-história. Na Região de Laranjal do Jari, Curt Nimuendajú (1915) Peter Hilbert na década de 50 registraram vários sítios arqueológicos. Em 2009 devido aos trabalhos de arqueologia preventiva foi escavado pela equipe do IEPA o sítio arqueológico Laranjal do Jari I.  A área escavada no total de 4200 m² permitiu evidenciar uma antiga aldeia indígena que foi associada à fase Koriabo, definida por Evans e Meggers em 1960. As características da cerâmica Koriabo são: incisões e excisões, policrômia e potes com formas florais, lobadas e toráxicas. Para a análise cerâmica foram escolhidas três quadras, localizadas ao norte do sítio e que estavam inseridas em uma espessa camada de terra preta que é resultado da ocupação humana no sítio. A metodologia de análise cerâmica é baseada em uma lista de atributos desenvolvida pelo núcleo de pesquisa arqueológica do IEPA. A metodologia é utilizada para análise de bordas que possuam tamanho suficiente para orientação, o que garante o desenho do perfil, reconstituição da forma e obtenção do diâmetro do vasilhame. O projeto está dividido em duas etapas: identificação, confecção, morfologia e função da cerâmica e análise espacial visando à compreensão da paisagem. Ressalta-se que serão apresentados resultados parciais da primeira etapa que visam contribuir com o estudo da cultura material arqueológica.

PALAVRAS-CHAVE: Koriabo. Laranjal do Jari. Análise Cerâmica.

----------------------------------------------------

ACESSO AO JUDICIÁRIO: PERSPECTIVAS E RELAÇÕES DE PODER NA MACAPÁ DA DÉCADA DE 1990


Alexandre Marcondys Ribeiro Portilho
Jean Valadares Barros

RESUMO:

Este trabalho analisa o processo de consolidação da estrutura do poder judiciário amapaense decorrente da transformação do Território Federal do Amapá em Estado, passando a natureza do órgão julgador da esfera federal para a esfera estadual. O objetivo é analisar de que forma a administração do judiciário do T F A funcionava e qual será o novo modelo de organização de seus órgãos e funcionários tendo como foco o público que lhe acessava e as causas de maior incidência dentro de suas varas. A metodologia utilizada para descrição e análise do objeto proposto baseia-se na consulta às fontes primárias acerca do assunto (Processos com trânsito em julgado, Relatório Anual de Atividades, Decretos e Portarias Constitutivas das Varas) bem como o uso de entrevistas às pessoas que estiveram presentes no período mencionado ou participaram dos eventos citados no trabalho. O estudo aponta que a forma territorial do judiciário não favorecia o acesso a indivíduos de poder aquisitivo menor bem como se mantinha um estereótipo de que a justiça só podia ser acessada por grupos distintos, passado o período de concretização das estruturas do judiciário, ainda na década de 90, o acesso obedecerá  a outros critérios conforme demonstrado no trabalho.


PALAVRAS – CHAVE: Acesso. Judiciário. Relações de poder

-------------------------------------------------

PELOS OLHOS DO POVO: UMA ANÁLISE SOBRE A PRESENÇA DE FAMÍLIAS TRADICIONAIS POLITICAMENTE OU COM PODER POLÍTICO, NO PROCESSO ELEITORAL DE 2008 NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ.


Jean Carlos Ferreira Vilhena
Orientador: Prof. Msc. Richard Douglas Coelho Leão


RESUMO:

O trabalho faz uma análise sobre a presença de famílias tradicionais politicamente ou com poder político, nas eleições municipais de 2008 em Macapá. O estudo é desenvolvido através do olhar da população sobre o contexto e o fato em questão. Desse modo, teve como principal objetivo: desenvolver uma analise sobre o entendimento da população (eleitores que votaram no processo eleitoral de 2008 em Macapá) a respeito do fenômeno exposto - que se apresentou de forma intensa no referido processo eleitoral. O estudo procura compreender como a participação dessas famílias foi percebida e interpretada pelos eleitores e como estes posicionaram-se frente a essa realidade. Com isso, visa transformar o entendimento popular - constituído em sua maior parte em uma base assentada no senso comum e derivada de uma observação empírica, em saber científico. O trabalho utiliza como base, teóricos como Francisco Weffot, Otavio Ianni, Décio Saes, Caio Prado Junior, Vitor Nunes Leal, Maria da Glória Gohn, entre outros.  O artigo é resultado de um trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Ciências Sociais/UNIFAP/2011. Foi desenvolvido a partir de analise documental, estudo bibliográfico, observação e pesquisa de campo com a aplicação de questionários para a população.

PALAVRAS-CHAVE: Poder e famílias. Processo eleitoral. Povo.

----------------------------------------------

A MODERNIDADE INVADINDO A SELVA AMAZÔNICA
Estrada de Ferro do Amapá: Herança Patrimonial


Kelly Nancy Cruz de Oliveira
Mariane Gama Almeida

RESUMO:

Este trabalho resgata a memória da Estrada de Ferro do Amapá (EFA) como patrimônio a ser preservado, posto que nosso principal objetivo é evidenciar sua importância, não apenas como um projeto desenvolvido para atender as necessidades de uma empresa ou servir para o transporte de pessoas, mas como uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento das cidades, em especial de Santana. Para tanto, discutimos o conceito de patrimônio, memória e identidade. Apresentamos as principais ferrovias criadas durante o processo de desenvolvimento econômico no país e no mundo. Assim como, reconstruímos o contexto de criação da EFA, com base no conceito de modernidade, analisando sua função histórica e social responsável pelo desenvolvimento e crescimento das cidades e comunidades localizadas em seu entorno, haja vista que a estrada de ferro precisa do reconhecimento das pessoas, porque reconhecer um patrimônio e com ele se identificar dá a sociedade a base de sustentação de sua identidade com sua história e cultura. Assim, a memória e a identificação das pessoas com a ferrovia garantirão a continuidade desse patrimônio ainda pouco valorizado.

PALAVRAS-CHAVE: Patrimônio. Identidade. Modernidade.

----------------------------------------------------

A INDÚSTRIA BREGA, UMA RESPOSTA AO SISTEMA NEOLIBERAL


Anderson Fabricio Lopes de Oliveira
Cássia Ceres Pereira Evangelista

RESUMO:

O sistema neoliberal intensifica a produção em massa, a adoção de uma massificação das culturas, que diverge da libertação do homem através do pensamento, discutida na “Dialética do Esclarecimento” de Adorno e Horkheimer, e que resgata a discussão da Indústria Cultural, conceito criado para expressar a exploração da cultura visando a consolidação de uma sociedade consumista. A resposta do nortista brasileiro para este “cabresto cultural” é a Indústria Brega, que reconhecendo e apropriando-se das possibilidades tecnológicas e informacionais de nossa contemporeneidade cria seus próprios mecanismos de refúgio social. O homem comum se insere nessas novas relações sociais em uma busca de sua humanização, pois o Estado nessa lógica neoliberal estabelece o divórcio de sua missão social enquanto Instituição. O processo de “globalitarismo” auxilia as indústrias a apropriarem-se da cultura, cujo desencadeia o chamado caos cultural, que espalha ao redor do globo a perda da identidade, um processo sistemático de aculturação que já atinge a cultura Brega. A cultura viu-se golpeada com a ascenção do neoliberalismo enquanto base econômica, pois a produção de culturas artificiais, onde o lucro prepondera, em detrimento da qualidade, é uma mostra de influência do neoliberalismo e da indústria cultural na marginalização e repressão da cultura produzida pelas massas.

PALAVRAS-CHAVE: Neoliberalismo. Indústria Cultural. Brega.

----------------------------------------------------

DIAGNÓSTICO DE USO E OCUPAÇÃO DO SETOR COSTEIRO ATLÂNTICO DO ESTADO DO AMAPÁ


Cássia Ceres Pereira Evangelista


RESUMO:
O Setor Costeiro Atlântico do Estado do Amapá correspondente aos municípios de Pracuúba, Tartarugalzinho, Amapá, Calçoene e Oiapoque, e abrange aproximadamente 462 km, caracteriza-se por seus ecossistemas diversificados onde predominam os mangues, cerrados e a região dos lagos, além de ser um setor pouco explorado cientificamente, portanto dados sobre a área são escassos. Este projeto visa à espacialização de informações socioambientais desse setor, baseadas em levantamentos de campo de dados primários do meio socioeconômico e cultural. Estes dados serão utilizados para a construção da carta de uso e ocupação do solo; a proposta é que esta carta seja utilizada como ferramenta para o desenvolvimento de políticas públicas governamentais, além de subsidiar o Projeto Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro do Setor Costeiro Atlântico (ZEEC), tanto na fase de diagnóstico, quanto na elaboração da proposta de zoneamento desta área. Visando a legitimação do processo, a fase de campo terá como norteador o processo participativo na elaboração de soluções dos conflitos existentes envolvendo o uso, a ocupação e a preservação dos ecossistemas costeiros, fundamentais para uma melhor qualidade de vida das populações litorâneas.

PALAVRAS-CHAVES: Diagnóstico socioeconômico. Setor Costeiro Atlântico. Uso e Ocupação.

-------------------------------------------------------

ENTRE A ESTRADA E O RIO: ESPACIALIZAÇAO E DINÂMICA DE OCUPAÇÃO E USO DO ESPAÇO NA SEDE DO MUNICÍPIO DE TARTARUGALZINHO


Severino Pereira Mancio Filho
Orientador: Prof. Msc. Marcos Henrique de Abreu Martins


RESUMO:
O presente trabalho analisa os fatores e reflexos da ocupação do município de Tartarugalzinho e seus respectivos usos, que estão inseridos na sua dinâmica espacial e sua forte relação com a estrada e rio. Este estudo objetivou analisar a dinâmica dos processos de uso e ocupação do espaço urbano na sede deste município, caracterização dos fatores concorrentes para sua atual configuração urbana, identificação dos tipos de usos e ocupação e analise dos vetores de ocupação na sede do município. Para isso, utilizou-se como metodologia a pesquisa de campo, a partir da qual foi possível a identificação e catalogação dos tipos de uso e ocupação, e o levantamento cartográfico da sede do município. Ao final destas etapas, chegou-se à elaboração de plantas urbanas, onde são apresentadas as diversas formas de uso e ocupação do solo urbano, identificando-se as áreas antropizadas pela atividade de garimpo, herdadas num momento específico da produção do espaço da cidade, uma zona de concentração de atividades institucionais e socioeconômicas, expressando ocupações distintas ao longo da rodovia BR-156, e os tipos de usos do solo, com as zonas de concentração habitacional, serviços, prédios de gestão pública e privada, áreas residenciais distintas em termos de forma e conteúdo social, de lazer e aquelas de reserva para futura expansão.

PALAVRAS-CHAVE: Uso e Ocupação. Espaço Urbano. Amapá.
------------------------------------------